domingo, 13 de dezembro de 2015

A Breve  Historia do Cristianismo


 Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados de cristãos ( At 11:26 )
A palavra cristianismo é oriunda do vocábulo “ Cristo ” cujo significado é Messias – pessoa “  Consagrada , Ungida ”.  Do hebraico mashiyach foi traduzido para o grego  como cristos e para o latim como cristus .

O cristianismo é uma religião exclusivista pois coloca Jesus como  sendo o único caminho , a verdade e a vida , e ainda que Ele é o único que  revelou o Pai ( Mt 11:27 – Lc 10:22 ).

Por isso pregamos a exclusividade e proeminência do cristianismo
 porque cremos naquilo que Jesus disse ou seja – que Ele é Deus 
( Jo 8:58 – Ex 3:14 ). Perdoou pecados ( Lc 5:20 – 7:40 ) e ressuscitou dos mortos ( Lc 24:24-29 ).
O Cristianismo envolve mais do que uma  simples religião – é um relacionamento intimo com Deus .

É confiança naquilo que Ele fez na cruz (I Co 15:1-4 ) e não naquilo que possamos por nós mesmos ( Ef 2:8-9) .O traços mais marcantes e significativos do Cristianismo , são a Sua ressurreição e o cumprimento das profecias relacionadas com a Sua vida .

 A fé cristã prega a transitoriedade da vida terrena que nada mais é do que uma passagem para a vida eterna com Deus ( Hb 11:13) usufruída por aqueles que aceitaram a Jesus como único e suficiente salvador .

Os ensinamentos cristãos estão contidos única e exclusivamente na Bíblia ( sem livros adicionais ) que está dividida em 2 partes – O Antigo e o Novo Testamento . 

A primeira parte ( o Antigo Testamento ) é a mesma do cânon judaico , já a segunda parte , ( Novo Testamento )distribui-se entre os Evangelhos  ( biografia de Cristo ) que são : Mateus , Marcos , Lucas e João ,o livro dos Atos dos Apóstolos , as Epistolas dirigidas  as igrejas e o Apocalipse .

Na sua origem , o Cristianismo foi apontado como uma seita surgida do Judaísmo e foi terrivelmente perseguida ( At 24:5 ).

Quando Jesus nasceu , no ano 4 a. C ,os judeus viviam sob a servidão e administração romana e por isso aspiravam pela chegada do Messias que para eles seria um líder militar e politico , que os libertaria do poder de Roma .

Até os trinta anos de idade , Jesus viveu  no anonimato na cidade de Nazaré ao norte do atual Israel. Em pouco tempo , aproximadamente 3 anos ,reuniu seus 12  discípulos e percorreu toda a região realizando incontáveis milagres , que O levou ser conhecido de todos , sendo assim  seguido por  grandes multidões .

 Mas para as autoridades religiosas , Ele era um blasfemo pois dizia ser o Messias e por isso era tido como uma espécie de agitador popular .Por tudo isso foi , preso e morto (crucificado ).  A tendência  era que seus seguidores dispersassem e Seus ensinamentos fossem esquecidos . Mas ocorreu o contrario ! E é justamente nesse fato que se assenta a fé cristã .

Como já haviam antecipado os profetas do Antigo Testamento , Cristo ressuscitou , apareceu aos apóstolos e ordenou que se espalhassem pelo mundo pregando Sua mensagem de amor , paz , restauração e salvação .

 O Cristianismo se firmou como uma  religião  divina . Seu fundador foi o próprio Filho de Deus  enviado como Salvador e construtor da Historia , junto com o homem . Ser cristão portanto é engajar – se na obra  redentora de Cristo , tendo como base a fé em Seus ensinamentos . Rapidamente a doutrina cristã se espalhou por todo o mediterrâneo e chegou ao coração do Império Romano  .

A difusão do Cristianismo pela Grecia e Asia Menor , foi obra exclusiva do apostolo Paulo , que não era um dos doze , mas  foi chamado pelo próprio Senhor Jesus ressurreto para essa missão 
( At 9:1-19 )

Em Roma muitos cristãos foram transformados em mártires , comido por leões como espetáculo no coliseu como alvo da ira de imperadores cruéis e devassos .
Em 313 dC , o imperador Constantino se converteu ao   Cristianismo e concedeu liberdade de culto que facilitou a expansão da doutrina por todo o império . Antes disso as reuniões ocorriam no subterrâneo - as famosas catacumbas que até hoje podem ser visitadas em Roma.

 Desvios de percursos e situações históricas determinaram os cismas que dividiram o cristianismo em várias confissões. O primeiro grande Cisma veio no ano de 1054 quando o patriarca de Constantinopla Miguel Keroularios rompeu com o Papa ,separando do Cristianismo controlado por Roma e se tornou a Igreja Ortodoxa Oriental.

Depois já no período da idade média o Cristianismo enfrentou seus maiores desafios quando ocorreu o segundo grande racha. O teólogo alemão Martinho Lutero membro da Ordem Religiosa Dos Agostinianos ,revoltou-se contra a prática de venda das indulgências e passou a defender a tese de que o homem só seria salvo pela fé única e exclusiva em Jesus Cristo (Ef 2:8-9). 


Lutero foi excomungado e fundou a Igreja Luterana, não reconheceu a autoridade papal ,negou o culto aos santos ,aboliu a confissão obrigatória e o celibato entre os padres e os religiosos 
(I Tm 4:1), mas manteve os sacramentos do batismo e da eucaristia.

Mais tarde a chamada Reforma Protestante deu origem a outras inúmeras igrejas e estas continuam até os nossos dias servindo aos propósitos de Deus na Terra.

A Reforma Protestante - o grande Cisma do Cristianismo foi em 1529 na Dieta de Spira que os cristãos reformistas foram apelidados pela primeira vez “protestantes” devido ao protesto que os príncipes alemães fizeram ante ao autoritarismo do Catolicismo. 

A faísca para o estopim foi acesa em 1517 por Martinho Lutero que condenou o uso das indulgências ao fixar suas 95 teses na porta da Catedral Católica de Wittemberg, Alemanha 31/10/1517.



 Por seu ato ‘’rebelde ’’, Lutero foi chamado a comparecer na Dieta De Worms a fim de se retratar todavia se negou a fazê-lo. Sua atitude alterou profundamente a História do Cristianismo. A Reforma avançou e as Igrejas Protestantes foram fundadas em todas as partes do mundo. Hoje grande parte da população mundial 
cerca de 500 milhões de pessoas é Protestante.

Existe uma forma de sabermos se o Protestantismo nos oferece uma base real para a Verdade?

O Protestantismo baseia suas convicções nos ensinamentos de Cristo, por isso cremos que esse é o Caminho para a Salvação.

Mas será que podemos confiar realmente nos princípios e doutrinas estabelecidas por Jesus?

 Será que as palavras de Jesus são verdadeiras?

 Temos como saber se Jesus Cristo de fato é o Filho de Deus?

Quais são as probabilidades matemáticas de que Jesus cumpriu as profecias relacionadas a Sua Vinda?

As probabilidades foram calculadas pelo matemático Peter Sthone em Science Speaks (Moody Press 1963). 

Sthone diz que usando a moderna ciência da probabilidade em referência a 8 profecias, verificamos que a chance de um único homem ter vivido antes dessa época e ter cumprido plenamente todas as 8 é de , 1 em 10 (17) isto é 1 em 100000000000000000. 

Para ajudar entender essa estonteante probabilidade , Sthone ilustra isto supondo que se tivéssemos 10 (17) moedas de 0,50 centavos de dólar e então as espalhasse no território do Texas cobrindo todo o território com 0,70cm de terra, seria como se marcássemos uma dessas moedas e a misturasse com toda essa massa e depois mostrasse onde ela está. 

Qual a chance que alguém teria de acertar na primeira vez? 

Essa é a mesma chance que os profetas tinham de escrever 8 profecias e elas se cumprirem em um único homem! No entanto temos de considerar que a Bíblia menciona cerca de 456 profecias sobre o Messias que foram cumpridas rigorosamente em Jesus Cristo.

 Isto de fato é uma evidência cabal de que Jesus não cumpriu as profecias por um mero acidente!!! 


                                                                 Marcos Ribeiro 13/12/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário